Rara, SUPER rara e de um verde hipnotizante, a Tsavorita é uma variedade de granada dificilmente encontrada em grandes tamanhos, como sugere o título da nossa coluna! Contudo, carregam em seus pequenos corpos, nas mais variadas lapidações, brilho e beleza inigualáveis!

Basta uma pincelada de verde para despertar a curiosidade de conhecer uma gema surpreendente! De enxergar, em cada movimento, uma nova tonalidade, um novo brilho, uma nova cor!

Uma história recente

Descoberta em 1967, pelo explorador e geólogo britânico Dr. Campbell R. Pontes, no nordeste da Tanzânia, a Tsavorita encantou, desde o primeiro momento. Ainda em suas amostras iniciais, apresentou-se em um verde intenso, profundo e de transparência cristalina! Campbell havia descoberto um raríssimo mineral pertencente ao colorido grupo das granadas!
Apesar do interesse em comercializá-la, interesse esse, também, de uma das maiores joalherias do mundo, o governo da Tanzânia ainda não permitia a sua exportação. Contudo, em 1971, Campbell encontrou o mineral na região do Quênia, e, então, obteve uma licença para explorar essa jazida.
Até 1974, a gema era conhecida apenas por especialistas da área, contudo, nesse ano foi lançada uma campanha de marketing responsável por apresentá-la ao mundo!
A gema recebeu o nome de Tsavorita em homenagem ao Parque Nacional de Tsavo no Quênia.
Além de suas localidades de origem a gema também pode ser encontrada em Madagascar.

“O” verde
Há algum tempo uma cliente me pediu para escolher algumas tsavoritas para ela. Em uma visita a um fornecedor, resolvi ligar e dizer a ela o quanto as pedras eram maravilhosas!
Para a minha surpresa, ao começar a descrever a cor das pedras, me ouvi dizendo: ”É um verde esmeralda! Ops…não, na verdade, não! É um verde bandeira…talvez um verde floresta! Calma! É um verde… … …”
Minha conclusão, ao final da ligação foi de que aquele verde não poderia ter outro nome a não ser: o verde mais incrível que eu já havia visto!

Anna Beatriz Manrubia, sócia e designer da Scarpa Manrubia
[email protected]
@ScarpaManrubia